Notícias

Terça-Feira, 09 de Dezembro de 2014

Incentivo #PIPA2014 - O Alto da Arte

O artesão Chico Santeiro realizou na EREM – Alfredo de Carvalho workshops através do projeto "O Alto da Arte" incentivado através do Programa de Incentivo a Produção Artística Triunfense - PIPA/2014 em diversas escolas do município como forma de difundir e despertar a curiosidade dos triunfenses sobre a arte em madeira realizada tão bem pelo artista.

Chico Santeiro explicou a todos os presentes como é produzida as imagens religiosas, desde a escolha da matéria prima que é madeira bruta, o trabalho de talhar a madeira, até a sua finalização com os acabamentos e pintura. No fim da explanação foi exibição do curta: Chico Santeiro: do Homem ao Santo, produzido pelo Cineclube Caretas, com a direção de Daniel Figueiredo.

Com o apoio da Fabrica de Criação Popular do SESC Triunfo foi feita uma exposição montada por Robson Farias mostrando o processo de realização do trabalho artesanal, a matéria prima, as ferramentas utilizadas e o resultado final as imagens sacras belíssimas. Momento em que os alunos fizeram perguntas e esclareceram qualquer dúvida acerca do trabalho artesanal de produção.

“O incentivo do PIPA mostrou-se de fundamental importância para dar visibilidade ao trabalho produzido pelo artesão Chico Santeiro, principalmente dentro do próprio município que reside, uma vez que os próprios residentes daqui afirmaram que por vezes passava em frente ao seu atelier, mas não sabia exatamente do que se tratava a produção do seu trabalho.” disse Fabrícia Nogueira filha do artesão e coordenadora do projeto.