Notícias

Sexta-Feira, 12 de Junho de 2015

PIPA divulga projetos habilitados no Edital 2015

A prefeitura de Triunfo através da sua Secretaria de Turismo, Cultura e Desportos - SETUR apresentam, nesta sexta-feira (12), a lista dos projetos habilitados na primeira fase do edital do Programa de Incentivo a Produção Artística de Triunfo – PIPA/2015. A seleção recebeu 30 projetos, um aumento significativo em comparação as 12 propostas recebidas no ano de 2014, o que mostra que os produtores acreditaram na solidez do programa pioneiro, lembrando que Triunfo foi à primeira cidade do interior do Estado a criar e implementar um sistema de incentivo à cultura.
 
Depois de análise do preenchimento do formulário de inscrição e da documentação enviada nos projetos, foram habilitadas 27 propostas que seguem para a etapa de julgamento do mérito-cultural. Confira a lista de projetos habilitados AQUI - LINK

O Secretário de Turismo e Cultura Evanildo Fonseca, destaca como aspectos positivos da seleção o recorde de inscrições. “Não devemos destacar somente a questão de que o Edital PIPA/2015 ter recebido um acréscimo de inscrições na ordem de 150%, e sim que os produtores culturais locais viram que o que era sonho foi transformado em realidade com o lançamento do Edital 2014, e que as propostas escolhidas naquela oportunidade tiveram resultados maravilhosos, então acreditaram na solidez da proposta e buscaram enviar suas propostas para o Edital deste ano ficamos felizes que essa nossa proposta esteja se consolidando como uma política pública em nosso município”, detalha o gestor.  
As propostas habilitadas seguem para participarem da segunda e terceira fase da seleção, que consiste no julgamento do mérito cultural e na defesa oral da proposta realizada pela Comissão de Analise e Seleção, que conta com especialistas nas linguagens artísticas e de avaliação de projetos. Nessas etapas as propostas serão submetidas a 2ª Etapa: ANALISE TÉCNICA que se dará a partir da análise da viabilidade da execução dos projetos propostos e adequação orçamentária das propostas e a 3ª Etapa: DEFESA ORAL será feita a convocação e escuta dos projetos habilitados na etapa anterior para apresentarem e defenderem seus projetos, ao fim das etapas de seleção serão classificados as propostas que atinjam o mínimo de 60% (sessenta por cento) do total de pontos possíveis na soma dos critérios da Avaliação de Mérito.
 
O PIPA: O Programa de Incentivo a Produção Artística Triunfense - PIPA, foi lançado em 2014 pelo prefeito Luciano Bonfim e o Secretário de Cultura, Evanildo Fonseca, garantindo a artistas e produtores de Triunfo, agora têm todas as condições de realizarem novos projetos com garantia de recursos oriundos do Sistema Municipal de Cultura de Triunfo (SMC).
 
O município, famoso por ser a terra dos Caretas, foi o primeiro do interior do Estado a criar e implementar um sistema de incentivo à cultura. O Pipa 2015 destina um total de R$ 60 mil para o financiamento de projetos em 35 seguimentos em quatro áreas: Arte, Patrimônio Cultural, Esportes e Turismo.