Notícias

Segunda-Feira, 29 de Junho de 2015

PIPA divulga resultado final do Edital 2015

A prefeitura de Triunfo através da sua Secretaria de Turismo, Cultura e Desportos – SETUR, tornam publico o resultado do 2º Edital do Programa de Incentivo a Produção Artística de Triunfo – PIPA. Nesta edição foi destina um total de R$ 60 mil para o financiamento de projetos em 35 seguimentos em quatro áreas: Arte, Patrimônio Cultural, Esportes e Turismo.
 
Foram entregues 30 projetos, dos quais 28 propostas foram habilitadas para a fase de julgamento do mérito-cultural. Sendo que 12 propostas foram aprovadas e contempladas com o recurso, 04 foram aprovados mais não contemplados por exceder o valor total de financiamento do edital que é de R$ 60 mil, 08 propostas não foram aprovadas por não atingirem o mínimo de 60% conforme item 11.3 do edital e 05 propostas foram desabilitados por ferir o edital.
 
“Investir em cultura é importante não só porque desenvolve toda uma cadeia produtiva, como também colabora para a formação de cidadãos mais atuantes e participativos, preservando nossas tradições e melhorando a qualidade de vida de nossa população.” enfatizou o Prefeito Luciano Bonfim, “O PIPA proporciona isso, tenho orgulho de ter sido o gestor que implementou essa política pública, que se tornou referência nacional” finaliza Bonfim.

O PIPA: O Programa de Incentivo a Produção Artística Triunfense - PIPA, foi lançado em 2014 pelo prefeito Luciano Bonfim e o Secretário de Cultura, Evanildo Fonseca, garantindo a artistas e produtores de Triunfo, agora têm todas as condições de realizarem novos projetos com garantia de recursos oriundos do Sistema Municipal de Cultura de Triunfo (SMC). O município, famoso por ser a terra dos Caretas, foi o primeiro do interior do Estado a criar e implementar um sistema de incentivo à cultura.
 
CONTEMPLADOS EM 2015: Conheça um pouco mais dos projetos contemplados com o Edital 2015 do PIPA.
 
1 - Projeto: O Triumpho das historinhas. - Proponente: Diana Rodrigues Lopes - Objeto: Publicar o livro “O Triumpho das historinhas” que registra fatos ocorridos e personagens históricos do município de Triunfo, serão editados 500 exemplares, destes 120 serão doados para as entidades sociais, escolas, bibliotecas.
 
2 - Projeto: Careta para sempre. - Proponente: João Araújo Correia - Objeto: Realização de oficina de confecção de indumentária do careta ( chapéu, relho, mascara e tabuleta) para 20 alunos com um mês de duração e 72 horas aulas.
 
3 - Projeto: Vivenciando a Cultura Afro. - Proponente: Clenilda Souza Ferraz dos Santos - Objeto: Realização do Evento “DIA DA CONSCIÊNCIA NEGRA – NA COMUNIDADE QUILOMBOLA ÁGUAS CLARAS” visando incentivar e disseminar a cultura afrodescendente através de atividades artísticas e culturais.
 
4 - Projeto: Festival Careta AMP – Mungunzá Sonoro. – Proponente: Paulo Henrique de Morais Martins - Objeto: Realizar um festival de musica independente no Polo Gastronômico no mês de novembro com a participação de 04 atrações selecionadas através de Edital, sendo uma vitrine para a mostra da musica independente no cenário musical nacional.
 
5 - Projeto: A arte num passeio rural. - Proponente: Francisco Vicente Nogueira (Chico Santeiro) - Objeto: Contempla a circulação de exposição das obras sacras do artesão Chico Santeiro intitulado de “ O Alto da Arte” em três capelas da zona Rural localizadas respectivamente nos sítios Brejinho dos Soares, Santa Maria e Brejinho dos Morenos e também contempla a criação de um site de divulgação das obras e trabalho do artesão.
 
6 - Projeto: A banda na praça. - Proponente: Clube Central Isaias Lima - Objeto: realizar 08 retretas da Banda Isaias Lima nas principais praças do município, como forma de difundir as atividades da instituição e proporcionar as populações triunfenses e visitantes, acesso a arte centenária da andas filarmônicas, visando a sua valorização e continuidade.
 
7 - Projeto: Gravação do CD Balança o Mocotó do cantor Zé do Brejo. - Proponente: José dos Santos (Zé do Brejo) - Objeto: Gravar o CD do Cantor Triunfense Zé do Brejo e realizar a reprodução de 200 cópias, destes 50 serão doados para as entidades sociais, escolas, bibliotecas.
 
8 - Projeto: O palhaço que não sabia dançar nem mentir. - Proponente: Agamenon Gonçalves Lima Filho - Objeto: Montagem e realização de 04 apresentações itinerantes na cidade do espetáculo teatral “O palhaço que não sabia dançar nem mentir”. A apresentação contara com tradução em Libras para contemplar também o público com deficiência auditiva.
 
9 - Projeto: XIº Jornada Cultural de Jericó. - Proponente: Associação de base da Vila de Jericó - Objeto: Realizar o encontro de dez grupos culturais no distrito de Jericó, como forma de incentivar as tradições culturais do nosso povo, dando oportunidade à comunidade do distrito e região poder vivenciar as tradições culturais.
 
10 - Projeto: Curso de dança – Cambindas de Triunfo. - Proponente: Daiane Nonato de Lima - Objeto: Realizar um curso de cambindas, trabalhando dança, historia da tradição cultural e a musica, para 20 jovens com idade de 10 a 17 anos, com duração de 20 h aula e realização de cortejo na cidade fazendo a mostra do trabalho.
 
11 - Projeto: Gravação do EP Jessica Caitano e uz Gato Mouriscos . - Proponente: Jessica Bárbara da Silva - Objeto: Gravar o EP da Banda Triunfense Jessica Caitano e uz Gato Mouriscos e realizar a reprodução de 250 cópias, destes 60 serão doados para as entidades sociais, escolas, bibliotecas.
 
12 - Projeto: 1º encontro de coco em Triunfo. - Proponente: Hygo Pietro de Souza Martins - Objeto: Realizar no Polo Gastronômico o 1º Encontro de Coco a ser realizado dentro das comemorações da semana da consciência negra em Novembro, propiciando uma interação entre as comunidades quilombolas e sua arte.
   
Confira O RESULTADO FINAL AQUI -  LINK