Notícias

Quinta-Feira, 04 de Abril de 2013

Prefeito Luciano Bonfim participa da Reunião do Conselho de Turismo – COMTUR


 

Na última quinta-feira (04/04) foi realizada a XIXº Reunião do Conselho de Turismo de Triunfo, que contou com a participação do Prefeito Luciano Bonfim, os membros do Conselho de Turismo – COMTUR, presidido pelo Secretário de Turismo – Evanildo Fonseca e o trade turístico do município. 

O Prefeito Luciano apresentou um relatório de ações da sua gestão que se encerrou e as novas propostas para a gestão que se inicia, falou sobre Ações de Combate a Seca; Estruturação do Abastecimento do Município; Obras Estruturadoras para o Município e Projetos de Captação de Recursos; Obras de Infra-Estrutura Turística; Ações de Divulgação da Cidade; Gestão do Turismo de Triunfo; Gestão Pública Responsável e de Sucesso – Prêmios; Eventos. 

“A melhor coisa criada foi o Sistema de Convênios – SICONV, acaba aquela dependência de precisar dos políticos para conseguir as ações para a cidade. Com uma boa equipe de projetos como temos em nossa equipe. Só agora em 2013 cadastramos mais de 20 milhões para obras de infra-estrutura turística, entre eles: O anel viário da cidade; A requalificação da orla do Lago João Barbosa Sitônio; Estruturação do Pico do Papagaio; Estruturação da Casa do Careta; 2º Etapa da Sinalização turística.” destacou o prefeito Luciano Bonfim. 

No fim da sua fala o Prefeito anunciou um pacote de ações importantes para a gestão do turismo em nosso município: 
 

Repasse do valor de 1,5UFT (R$ 43,05) para cada Taxa de Turismo, recolhida junto do alvará de funcionamento dos comércios do município; Repasse de R$ 5.000,00/mês para o FUMTUR para investir em obra de turística escolhida pela COMTUR, conforme lei da politica pública de turismo; Recuperação do prédio do Castelinho; Municipalização do trânsito a partir de maio/2013 (guardas municipais e agentes de transito, ordenamento do transito, ordenamento dos mototáxi); Ordenamento da Feira Pública com apoio do SEBRAE – maio/2013; Pavimentação da Avº Getúlio Vargas, ligando a saída de Flores ao portal da PE 365; Construção do Terminal Rodoviário de Triunfo; Vamos da atenção maior ao paisagismo das praças da cidade – iniciando pelo Bosque Horácio Timóteo; Apresentou Plano de Ação para o Turismo de 2013 à 2016.
"O secretário de Turismo de Pernambuco e nosso amigo Alberto Feitosa, tem sido um aliado constante para que possamos tornar Triunfo o nosso principal destino turístico do sertão do Nordeste." finalizou o prefeito Luciano Bonfim. 



O Conselho comemorou o pacote anunciado pelo prefeito para o início de sua gestão. “Ficamos felizes enquanto membros do conselho em termos o prefeito dando atenção a área de turismo de nossa cidade, nós do trade turístico juntos com a dinâmica Secretaria de Turismo do município estamos construindo um novo rumo para essa atividade tão importante para nosso município.” destacou André Quinto, representante dos Bares e Restaurantes. 

O Conselho Municipal de Turismo é um espaço destinado para colocar em torno da mesma mesa os órgãos públicos, os setores empresariais e políticos e as organizações da sociedade civil no debate e na busca de soluções para a exploração sustentável dos recursos turísticos de Triunfo. 

“Nós temos que celebrar o que já conquistamos, mas ter a consciência de que ainda temos muito a fazer, ficamos felizes por termos nossas demandas ouvidas pelo prefeito Luciano e da condições para continuarmos com a gestão responsável do turismo, construindo novos rumos.”, admitiu Evanildo, afirmando que todo esse trabalho deve ser consolidado com unidade de todos os envolvidos com o turismo local e que é preciso alinhar novas metas para garantir o ano de 2013. 



Finalizando a Pauta da Reunião o conselho aprovou o Plano de Metas do Turismo de Triunfo – 2013 à 2016 e o Regimento Interno do Fundo Municipal de Turismo – FUMTUR, e aprovou a pauta da próxima reunião que ira discutir o São João de Triunfo e a Festa dos Estudantes.