Notícias

Quarta-Feira, 28 de Novembro de 2012

Novenas do Natal Triunfo voltam a ter o som da Banda Isaias Lima




A tradição vai ser renovada, as novenas da Padroeira Nossa Senhora das Dores de 2012 voltara a contar com os sons dos instrumentos da Centenária Orquestra Isaias Lima. Triunfo orgulhar-se de ser a casa da mais antiga banda de música em atividade no sertão pernambucano. Fundada em 31 de maio de 1890, a Banda Isaias Lima continua encantando com seus dobrados, valsas, frevos, chorinhos e marchas.

Em uma ação de recuperação das tradições culturais, a Isaias Lima volta a encantar a todos os presentes que vêm curtir o melhor Natal do Nordeste e cultivam a religiosidade participando das novenas em homenagem a padroeira da cidade, e podendo ao fim acompanhar as belíssimas apresentações no patamar da Igreja Matriz e o desfile pelas ruas da cidade com seus imponentes e chamativos dobrados, executados de forma magistral.

“É um prazer poder resgatar essa tradição e contribuir para o fortalecimento de nossa cultura. A Isaias Lima tem um papel importante na formação da nossa sociedade Triunfense, e devemos preservar os antigos costumes e dar continuidade ao trabalho de socialização, os nossos jovens precisão vivenciar essas tradições para no futuro darem continuidade” destaca o secretário de Turismo e Cultura – Evanildo Fonseca.

Patrimônio histórico, cultural e artístico da cidade de Triunfo-PE, pertence a seleta galeria das bandas centenárias brasileiras. O Clube Central Isaias Lima conta hoje com a participação de 25 músicos na faixa etária entre 13 e 50 anos, além de manter uma escola de iniciação musical que atende atualmente 20 alunos.

Breve histórico:
O Clube Central Isaias Lima foi fundado em 31 de maio de 1890 e instalado no dia 15 de agosto de 1892. Antes da denominação de Clube Central Isaias Lima, existiam na cidade duas bandas Musicais de nomes: Garra e Fumo. Aquela dirigifa pelo Sr. Isaias Lima e a esta pelo Sr. Deodato Monteiro.

Cada banda procurava suplantar a concorrente nas suas exibições musicais, o que dava origem a conflitos onde instrumentos eram quebrados, músicos feridos e muita correria. Com o passar do tempo, a Banda Musical Fumo, foi extinta e alguns dos seus membros passaram a fazer parte da Banda Garra.

A Banda teve várias denominações: Clube Central Triunfense, Santa Cecília, Clube Central de Triunfo e, finalmente, Clube Central Isaias Lima em homenagem ao grande músico e dirigente da Banda Musical fundada em 31 de maio de 1890.

São finalidades do Clube: Manter sua banda e orquestra, manter em atividade as escolas musical e dramática, proporcionar aos seus associados horas de verdadeira recreação, manter o gosto pela literatura e organizar uma biblioteca.

O Clube Central Isaias Lima tem sede própria que funciona num prédio doado à Sociedade pelos herdeiros do Sr. Siqueira Campos, em 22 de agosto de 1966, na presidência do Sr. Magno Bezerra de Norões.

A Banda Isaias Lima está em plena atividade, mantendo suas aulas de música, realizando suas apresentações em Triunfo e cidades vizinhas.  Atualmente, o Clube Central Isaias Lima é presidido por Lourenço Lopes Nunes e a regência da banda está sob a batuta do Maestro Ricardo Bezerra.