Notícias

Terça-Feira, 30 de Julho de 2013

Oficinas gratuitas na programação da 55ª Festa dos Estudantes de Triunfo

Atividades de formação cultural também chegaram com a caravana do Festival Pernambuco Nação Cultural à 55ª Festa dos Estudantes de Triunfo.

Nesta segunda-feira (29), teve início a oficina de Crítica Cinematográfica, que conta com a participação de alunos da rede pública de ensino e é orientada pelo jornalista e crítico de cinema, André Dib. De acordo com Mauro Lira, da coordenação de Audiovisual da Secult-PE, o objetivo é “capacitar aqueles que vão integrar já na próxima semana o Júri Popular do 6º Festival de Cinema de Triunfo”.

Participantes da oficina de Crítica Cinematográfica vão integrar Júri Popular do 6° Festival de Cinema de Triunfo.

O audiovisual como ferramenta pedagógica e para a formação cidadã também será tema da oficina marcada para acontecer no Ponto de Cultura Renascer do Sertão, nos dias 1 e 2 de agosto. As inscrições ainda estão abertas e podem ser feitas no local.

No sábado (3), moradores e turistas são convidados do Papo Criativo “Territórios e Cidades Criativas: o estudo do Capibaribe Del Plata”, que será realizado a partir das 16h na Fábrica de Criação Popular do SESC Triunfo.

Formação para povos tradicionais

De acordo com Alexandre Miranda, coordenador de formação cultural da Secult-PE, “para reforçar o diálogo entre o FPNC e a realidade local dos municípios por onde passa, a programação de formação cultural contempla ainda a realização de duas ações na comunidade quilombola de Águas Claras”.

Na sexta-feira, a Diretoria de Preservação Cultural da Fundarpe vai promover no local a oficina Jogo do Patrimônio, uma ação lúdica que, contando com estratégias de educação patrimonial, dedica-se ao repasse de informações sobre os patrimônios de Pernambuco através de um jogo de tabuleiro humano.

Durante o sábado e o domingo, artistas e produtores culturais de comunidades tradicionais serão público alvo da oficina de Elaboração de Projetos, mais uma forma do FPNC contribuir para a sustentabilidade das diversas manifestações populares espalhadas por todo o território pernambucano.

Para saber mais detalhes sobre a programação de Formação Cultural do FPNC especial – 55ª Festa dos Estudantes, clique AQUI.