Notícias

Quarta-Feira, 18 de Dezembro de 2013

MTur divulga novo mapa turístico do país

Agora, política nacional de turismo trabalha com a estruturação de 303 regiões turísticas, e Triunfo é o destino principal da Rota do Cangaço e Lampião.

O mapa do turismo brasileiro mudou. A nova configuração traz, além de regiões consagradas pelo turismo, apostas de roteiros que devem figurar nos próximos guias de viagem e atrair um número crescente de turistas nos próximos anos.

Em comparação ao mapa anterior, publicado em 2009, a nova versão possui um número maior de regiões turísticas (303). Esse aumento se deve, sobretudo, a uma nova divisão e desmembramento de grandes áreas – a exemplo da Serra Gaúcha, agora subdividida em microrregiões.

Todo os municípios selecionados passaram por uma reavaliação do seu interesse turístico, por isso o número diminuiu de 3.635 para 3.345. “Nem todas as cidades do mapa anterior apresentam potencial para fazer parte do processo de desenvolvimento da atividade turística no país. Isso é sinal de maturidade no trabalho de gestão”, afirma o ministro do Turismo, Gastão Vieira. 

A reavaliação dos destinos e de suas respectivas regiões se baseiam nas novas diretrizes do Programa de Regionalização do Turismo, definidas pelo Plano Nacional de Turismo 2013-2016 LINK .  O novo mapa turístico orienta a atuação de políticas e investimentos do MTur pelo país.
NOVA DIVISÃO
 
Na nova divisão, Pernambuco tem 14 Regiões Turísticas: Águas da Mata Sul, Cangaço e Lampião, Costa dos Arrecifes, Costa História e Mar, Costa Náutica Coroa do Avião, Crença e Arte, Encostas da Chapada do Araripe, Engenhos e Maracatus, Fernando de Noronha, Forró e Baião de Luiz Gonzaga, Ilhas e Lagos do São Francisco, Moda e Confecção, Território da Poesia e da Cantoria, Vinho - Vale do São Francisco.

ROTA DO CANGAÇO E LAMPIÃO
 
O produto turístico engloba os municípios de Triunfo, Serra Talhada, Santa Cruz da Baixa Verde e São José do Belmonte. E cada município guarda ainda encantos especiais, como a charmosa estação climática de Triunfo, com seus velhos muros de pedra, um secular conjunto arquitetônico em volta do Lago João Barbosa e o Museu do Cangaço. Em Serra Talhada, destaque é para o sitio passagem das pedras, onde nasceu Lampião, em São José do Belmonte, a grande atração é o sitio histórico da Pedra do Reino, e por ultimo Santa Cruz da Baixa Verde a dica é visitar a cratera da panela.

O novo mapa foi instituído por meio da Portaria 313/2013 LINK, publicada no Diário Oficial da União.