Triunfo

Triunfo

“A palavra Triunfo por si própria já poderia nomear um lugar. Mas nesse caso não chega a ofuscar a qualidade e estranheza dessa cidade serrana de Pernambuco. Sobretudo os muros de pedra, porque lá só se encontram cercas com muros de pedras soltas. Certos dias enevoados, as paisagens nos levam a crer que estamos numa região muito próxima do encantamento, como tenho tentado captar nos quadros que pinto há anos sobre Triunfo.” O depoimento de Francisco Brennand, um dos maiores artistas plásticos do Brasil.
 
Localizada no sertão pernambucano a 1.004 metros de altitude e a 402 Km do Recife, Triunfo não se enquadra nos estereótipos associados à caatinga. Com um clima de montanha, rica em flora e fauna, com aundância de recursos hídricos, em nada se assemelhando à rudeza da região. Juntamente com Serra Talhada, Santa Cruz da Baixa Verde e São Jose do Belmonte, forma a Rota do Cangaço e Lampião.
 
 
A combinação entre belezas naturais e clima ameno torna Triunfo um dos destinos turísticos mais desejados do sertão do Nordeste. Com temperaturas que variam de 15 a 6 graus nos meses de frio, a cidade é um cartão postal com imponente conjunto arquitetônico numa paisagem que fica coberta pela neblina na temporada de inverno.
 
Some-se a tudo isso uma riqueza cultural revelada por músicos, artistas plásticos, poetas e, principalmente, pelo principal personagem do folclore local, o Careta, famoso no Carnaval da cidade por roupas coloridas, tabuleta com chocalhos e chicote nas mãos.
 
Poucas cidades têm o privilégio de reunir tantos atrativos, a começar pelo clima que contradiz a aridez do sertão nordestino, com temperaturas amenas durante todo ano. A vegetação é completamente diferente da que predomina na região e a variedade de lugares a se visitar não tem similar em todo sertão nordestino: Por tudo isso, Triunfo passou a ser conhecida como Oásis no Sertão, sendo possível de visitar lugares inesquecíveis!
 
A gastronomia também se destaca com pratos inusitados como o famoso arroz vermelho e a carne de bode. Os licores de frutas feitos artesanalmente também são outra iguaria e os derivados da cana-de-açúcar se revelam inclusive como doces finos.
 
Todos que visitam Triunfo se sentem atraídos por essa combinação entre o clima ameno, povo hospitaleiro, peculiaridades naturais, culturais e arquitetônicas guardando em sua memória fazendo com que os visitantes retornem a cidade e divulguem, em seus lugares do origem, o potencial de Triunfo.
 
Triunfo abre os braços para lhe receber. Cidade que desperta paixões e beira o encantamento como traduz Francisco Brennand na sua apaixonada declaração. Cidade de um encantamento, com seus jardins e flores de várias espécies que perfumam e embelezam a cidade.
 
Por todos esses atrativos, Triunfo é uma cidade encantadora, com um charme interiorano especial. Um verdadeiro Oásis no Sertão.